Código: | MP1C10018 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LLP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
Português
1- Identificar e caracterizar géneros textuais com finalidades, linguagens e suportes diversificados;
2- Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados;
3- Partilhar publicamente dúvidas, pontos de vista, argumentos e opiniões;
4- Desenvolver a capacidade de concretizar atempada e autonomamente tarefas e atividades propostas;
5- Mobilizar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas para a interpretação e transformação da sociedade.
Conteúdos programáticos:
A- Exposição oral
B- Géneros textuais da esfera académica
C. Literatura para a infância
D. Obras de referência e animação da leitura.
Metodologias de ensino (avaliação incluída): Exposição de conhecimentos pelo professor e intervenções espontâneas dos estudantes (ensino teórico). Realização de exercícios, em pares, seguida de discussão plenária dos resultados (ensino teórico-prático). Leitura individual, em pares ou em grupo, de textos de preparação da aula seguinte e de textos complementares de aprofundamento (estudo e avaliação). Escrita, em pares, de síntese de aula sobre um conteúdo programático (orientação tutória e avaliação). Realização de um trabalho final que articule a prática pedagógica com a reflexão teórica.
Apresentação, discussão e sistematização de conteúdos a partir de plataformas digitais (COVID19)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: A articulação das metodologias de ensino com o objetivos é mais evidente nos três penúltimos objetivos. Para eles contribuem especialmente o ensino teórico-prático, a tutoria e a avaliação. No entanto, também aos objetivos anteriores subjazem as metodologias adotadas, em particular no ensino teórico, no estudo e na avaliação.
A avaliação inclui os seguintes elementos: trabalho de grupo ou pares (50%) com apresentação oral (10%); portefólio individual (40%)
A avaliação formativa e contínua.
A. A. V. V. (1991) Falar melhor e escrever melhor. Lisboa: Selecções do Reader´s Digest.
Barreto, G. (1998). Literatura para a crianças e jovens em Portugal. Lisboa: Campo das Letras.
Duarte, I. (2008). A Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME.
Eliseu, A.S. & outros (2008). Enciclopédia do Estudante 14. Língua Portuguesa II. Carnaxide: Santillana Constância.
Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: FCGulbenkian. pp.441-461.
Hohmann Mary, Weikart David P. (2009) Linguagem e literacia in Educar a criança. Lisboa: FCGulbenkian. pp.523-570.
Raposo, E.B.P. & outros (orgs) (2013). Gramática do Português. Lisboa: FCGulbenkian.
Rigolet Sylviane A. (2009) Ler livros e contar histórias com as crianças. Como formar leitores activos e envolvidos. Porto editora.
|